GEOMETRIA ESPACIAL: MONTAGEM DE SÓLIDOS


Nossos alunos do Ensino Médio Inovador continuam colocando em prática seus conhecimentos!
Confira a aula prática desenvolvida pelo Professor Orientador do Laboratório de Matemática Murilo Toreti com auxílio da Professora de Matemática Patrícia Serafim.
Série: 3° 01 e 3° 02 do EMI N° de alunos: 31
Tema abordado: Geometria Espacial 


Objetivo da aula:
Introduzir e desenvolver o raciocínio de tal forma que possam assimilar o conhecimento adquirido em sala de aula e entender o que estão manuseando.
Produzir sólidos geométricos para visualizarem de maneira concreta os elementos de um poliedro.
Manusear sólidos geométricos.
Desenvolver uma vivência de laboratório treinando suas habilidades na prática.
Recursos:
Moldes dos sólidos planificados;
Cartolinas;
Tesouras;
Colas;
Cola Quente;
Bolas de isopor;
Palitos de churrasco;
Lápis de cor.

Desenvolvimento:

Os alunos produziram sólidos geométricos para desenvolver novas possibilidades de ação em sua vida cotidiana, explorando figuras geométricas através da visualização, construção e classificação através do reconhecimento de atributos.
Fazer com que os alunos tenham a formação do pensamento geométrico, que consigam visualizar e entender o ponto de vista de determinadas formas geométricas. Fazer com que o aluno desenvolva um pensamento sólido e lógico passando pela exploração, manipulação, construção e classificação dos sólidos geométricos. Será mostrado a eles também alguns sólidos geométricos para que consigam associar, representar e identificar cada um deles.
No primeiro momento os alunos escolheram um dos moldes de sólidos geométricos planificado fazendo a identificação do mesmo. Em seguida realizaram a pintura do mesmo, colando em seguida na cartolina e contando o mesmo. Por fim os alunos realizam a dobradura das arestas e colando as partes identificadas para conclusão da montagem do sólido.
Também foi realizada a montagem de sólidos geométricos com bolas de isopor e palitos de churrasco. As bolas de isopor eram acopladas aos palitos onde as bolas de isopor representam o vértice do sólido e o os palitos representam as arestas do sólido geométrico.
Confira abaixo, algumas fotos da nossa aula prática:




























Comentários