Nossos
alunos do Ensino Médio Inovador continuam colocando em prática seus
conhecimentos!
Confira a aula
prática desenvolvida pelo Professor Orientador do Laboratório de
Matemática Murilo Toreti com auxílio da Professora de Matemática
Patrícia Serafim.
Série:
3°
01 e
3°
02 do EMI
N° de alunos:
31
|
Tema
abordado: Geometria
Espacial
|
Objetivo
da aula:
Introduzir e
desenvolver o
raciocínio de tal forma que possam assimilar o conhecimento
adquirido em sala de aula e entender o que estão manuseando.
Produzir sólidos geométricos
para visualizarem de maneira concreta os elementos de um poliedro.
Manusear sólidos geométricos.
Desenvolver
uma vivência de laboratório treinando suas habilidades na prática.
Recursos:
Moldes
dos sólidos planificados;
Cartolinas;
Tesouras;
Colas;
Cola
Quente;
Bolas
de isopor;
Palitos
de churrasco;
Lápis
de cor.
Desenvolvimento:
Os alunos produziram
sólidos geométricos para desenvolver novas possibilidades de ação
em sua vida cotidiana, explorando figuras geométricas através da
visualização, construção e classificação através do
reconhecimento de atributos.
Fazer com que os
alunos tenham a formação do pensamento geométrico, que consigam
visualizar e entender o ponto de vista de determinadas formas
geométricas. Fazer com que o aluno desenvolva um pensamento sólido
e lógico passando pela exploração, manipulação, construção e
classificação dos sólidos geométricos. Será mostrado a eles
também alguns sólidos geométricos para que consigam associar,
representar e identificar cada um deles.
No primeiro momento
os alunos escolheram um dos moldes de sólidos geométricos
planificado fazendo a identificação do mesmo. Em seguida realizaram
a pintura do mesmo, colando em seguida na cartolina e contando o
mesmo. Por fim os alunos realizam a dobradura das arestas e colando
as partes identificadas para conclusão da montagem do sólido.
Também foi
realizada a montagem de sólidos geométricos com bolas de isopor e
palitos de churrasco. As bolas de isopor eram acopladas aos palitos
onde as bolas de isopor representam o vértice do sólido e o os
palitos representam as arestas do sólido geométrico.
Comentários
Postar um comentário