Batalha Naval e o Mundo da probabilidade!
Nossos
alunos do Ensino Médio Inovador continuam colocando em prática seus
conhecimentos!
Confira a
aula prática desenvolvida pelo Professor Orientador do Laboratório de
Matemática Murilo Toreti com auxílio da Professora Orientadora do Laboratório
de Química Andréia Zanelato, em parceria com a Professora de Matemática
Patrícia Serafim...
Série: 3°01
e 3°02
do EMI - N° de alunos: 31
|
Tema
abordado: Probabilidade
Data: 07/04/2016
|
Objetivo da aula:
Promover o conhecimento desenvolvido
em sala de aula pela professora titular, fazendo com que os alunos coloquem o
mesmo em prática durante a aplicação do jogo;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Trabalhar o espírito de equipe.
Recursos:
02 – Tapetes produzidos de TNT
Computador
Impressora
Papel Sulfite
Caneta Marcador Permanente
Desenvolvimento:
A batalha
naval é composta por dois tabuleiros separados de modo que um jogador não
enxergue o outro e são enumerados com números e letras, os navios da batalha
serão representados por pessoas e o objetivo é eliminar todos os navios do
tabuleiro do adversário. O jogo é composto por duas equipes, onde cada equipe
deverá selecionar um capitão. O capitão será responsável por escolher os
colegas que representarão os navios no tabuleiro. Regras:
1) Para
dar início ao jogo serão chamados os capitães das equipes que decidirão no “par
ou ímpar” quem iniciará a batalha.
2) O
capitão deverá responder com a ajuda dos colegas a uma pergunta relacionada com
probabilidade, caso ele acerte, deverá dizer uma coordenada do tabuleiro do
adversário para jogar a bomba, caso acerte algum dos navios o capitão
adversário deverá gritar bomba e o nome do navio, caso não acerte ele gritará
água. E então passamos para a próxima equipe.
3) Caso
o jogador erre a pergunta inicial, automaticamente a próxima equipe responderá
a mesma pergunta e assim sucessivamente até que uma das equipes responda
corretamente.
4) A
resposta da pergunta não poderá de modo algum ser dita em voz alta e sim
escrita no rascunho entregue e mostrado ao juiz/professor, onde o mesmo irá
dizer se a resposta está certa ou errada.
5) Caso
algum capitão ou colegas de equipe gritem ou falem alta a resposta, a equipe
automaticamente perderá a jogada uma vez consecutiva.
6) Vencerá
o jogo a equipe que eliminar todos os navios do adversário.
Confira algumas fotos:
Comentários
Postar um comentário