BATALHA NAVAL HUMANA

Batalha Naval e o Mundo da probabilidade!

Nossos alunos do Ensino Médio Inovador continuam colocando em prática seus conhecimentos!

Confira a aula prática desenvolvida pelo Professor Orientador do Laboratório de Matemática Murilo Toreti com auxílio da Professora Orientadora do Laboratório de Química Andréia Zanelato, em parceria com a Professora de Matemática Patrícia Serafim...

Série: 3°01 e 3°02 do EMI - N° de alunos: 31
Tema abordado: Probabilidade Data: 07/04/2016

Objetivo da aula:
Promover o conhecimento desenvolvido em sala de aula pela professora titular, fazendo com que os alunos coloquem o mesmo em prática durante a aplicação do jogo;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Trabalhar o espírito de equipe.

Recursos:
02 – Tapetes produzidos de TNT
Computador
Impressora
Papel Sulfite
Caneta Marcador Permanente

Desenvolvimento:
A batalha naval é composta por dois tabuleiros separados de modo que um jogador não enxergue o outro e são enumerados com números e letras, os navios da batalha serão representados por pessoas e o objetivo é eliminar todos os navios do tabuleiro do adversário. O jogo é composto por duas equipes, onde cada equipe deverá selecionar um capitão. O capitão será responsável por escolher os colegas que representarão os navios no tabuleiro. Regras:
1)      Para dar início ao jogo serão chamados os capitães das equipes que decidirão no “par ou ímpar” quem iniciará a batalha.

2)      O capitão deverá responder com a ajuda dos colegas a uma pergunta relacionada com probabilidade, caso ele acerte, deverá dizer uma coordenada do tabuleiro do adversário para jogar a bomba, caso acerte algum dos navios o capitão adversário deverá gritar bomba e o nome do navio, caso não acerte ele gritará água. E então passamos para a próxima equipe.

3)      Caso o jogador erre a pergunta inicial, automaticamente a próxima equipe responderá a mesma pergunta e assim sucessivamente até que uma das equipes responda corretamente.

4)      A resposta da pergunta não poderá de modo algum ser dita em voz alta e sim escrita no rascunho entregue e mostrado ao juiz/professor, onde o mesmo irá dizer se a resposta está certa ou errada.

5)      Caso algum capitão ou colegas de equipe gritem ou falem alta a resposta, a equipe automaticamente perderá a jogada uma vez consecutiva.

6)      Vencerá o jogo a equipe que eliminar todos os navios do adversário.

Confira algumas fotos:

















Comentários