Aula de Literatura

Paródias criadas pelos alunos, nas aulas de literatura, baseadas no poema "Canção do exílio" de Gonçalves Dias, da primeira fase do Romantismo (Nacionalista/Indianista).

Canção do exílio


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá. 
----------------------------------------------------------------------------

Problemas em nosso mundo

Minha terra tem assaltos,
Onde em paz não posso viver.
Até parada em um asfalto,
Minha vida corro risco de perder.


Nosso mundo está perdido,
Em meio de toda essa corrupção.
Nosso país está sendo destruído,
Por este bando de ladrão.


Em andar, sozinha à noite,
Mais perigo eu corro lá.
Nas ruas assassinam gente,
E as garotas sofrem violência em todo lugar.


Minha terra tem famílias,
Que hoje estão sofrendo.
Por algum motivo sei lá,
Seus filhos foram perdendo.
O que adianta um país com tantas maravilhas?
Se todos os dias milhares de pessoas perdem suas vidas.


Não permita Deus que eu morra,
Sem meus sonhos realizar.
Hoje peço ao senhor,
Para que ajude nosso mundo mudar.
Sem assaltos, mortes e sofrimentos,
O mundo acabará crescendo e novos sorrisos irão brilhar.


Aline Stheinbach – 201 Inovador



Canção da realidade

Minha terra tem corrupção
E também a Malandragem Com o nome de mensalão
chamaram a bandidagem

Nosso céu tem poucas estrelas
Por causa da poluição
As pessoas que ajudam
Nós os chamamos de irmãos

Em cismar, sozinho à noite
Assistimos televisão
Vimos nas reportagens
Quão grande está a corrupção

Minha terra tinha mais valores
Quais não encontro mais
E ao relembrar o passado
Vejo a felicidade de meus pais
Que quando chegavam em casa
Com seus bons filhos, agradeciam por demais.

Não vamos reclamar de Deus
Pois ele fez coisas boas
Vamos botar a culpa
Na maldade das pessoas
Que resolveram se julgar
Umas entre as outras.


Jean Marcelo – 202 Inovador
----------------------------------------------------------------------------------
Canção do Futuro


Minha terra não tem palmeiras
Nem filhos de sabiá
As aves aqui morreram
E também já não existem mais lá

No céu não aparecem estrelas
A poluição estraga as flores
Nossos bosques sem vida
E a vida sem valores

Em tristeza, sozinho à noite
Eu começo a lembrar
Maus terras, maus palmeiras
Sem ao menos sabias

Minha Terra sem primores
Igual eu encontro cá
Em tristeza, sozinho à noite
Lembro da tristeza de lá
Pobre terra sem palmeiras
E sem mudas de Jequitibá

Não permita Deus que eu morra
Pois isso eu quero mudar
Esses maus primores
Que eu encontro cá e lá
E se não mudarmos no futuro
O Brasil assim será.


João Paulo – 202 Inovador


--------------------------------------------------------------
Canção da Natureza


Minha terra tem cidades
Onde verde quase não há
Para construir tantos prédios
Árvores não mais haverá
Nosso céu das poucas estrelas
Que a poluição encobriu
Nossos bosques cheios de vida
Que há muito não se viu


Minha terra tem problemas
Que tais não encontro cá
Por pensar tanto nisso
Às vezes acho que me enlouquecerá


Minha terra tem cidades
Onde verde quase não há
Permita Deus que eu ainda veja
Na minha terra sabiá cantar
Pois sabiá não canta cá
Minha terra tem cidades
Onde verde quase não há


Laura – 202 Inovador


--------------------------------------------------------------------------
Canção do exílio


Minha terra tem esgotos
que deságuam lá no mar
O vento que sopra aqui
não tem fumaça como lá


Nosso céu não tem estrela
Nossas flores perderam suas cores
Nossos bosques perderam sua vida
Nossa vida ganhou novos temores.


Ao pensar em lá me lembro
do sabiá que costumava cantar
E parou ao primeiro disparar


Minha terra tem caçadores
que tais não encontro cá
ao pensar em lá me lembro
do sabiá que costumava cantar
e parou ao primeiro disparar


Não permita deus que continue
a destruição que acontece lá
ou que essa destruição venha para cá
Que destruam o que o senhor ajudou a criar.


Edenilson – 201 Inovador








Comentários

  1. Parabéns a todos os alunos que participaram, inclusive os que ainda não tiveram publicada as suas obras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário